Destinos

Arábia Saudita se converte em novo protagonista global do turismo

Gloria Guevara Assessora Chefe do Ministro de Turismo da Arábia Saudita; A nação árabe tem como objetivo atrair 120 milhões de turistas até 2030.

Não há dúvida de que a Arábia Saudita se tornou um ator-chave não apenas na cena econômica internacional, mas também no setor de viagens e turismo. Não é por acaso que Riad hospeda eventos de grande relevância, incluindo a Cúpula Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) no mês passado e, mais recentemente, a cerimônia oficial do Dia Mundial do Turismo 2023, para a qual a Arábia convidou mais de 500 líderes globais do setor público e privado, bem como acadêmicos e meios de comunicação de diferentes regiões do planeta.

Sob a liderança do príncipe herdeiro, Sua Alteza Real Mohammed Bin Salman, cuja Visão 2030 está levando esta nação a um impressionante nível de desenvolvimento, o país se tornou o líder do G20 em crescimento econômico no ano passado, com 8,7%, graças ao turismo (essa cifra representa duas vezes e meia a média do grupo).

Gloria Guevara Manzo, Assessora Chefe do Ministro de Turismo da Arábia Saudita, informa que o número de visitantes internacionais teve um aumento de 378% e o gasto de 168%. Com esses números, o país se posiciona como um dos principais atores mundiais no setor de turismo e está estabelecendo o padrão com ações sem precedentes diante dos novos desafios dessa atividade, que aqui se tornou o “novo petróleo”.

Sua Excelência Ahmed Al-Khataheeb, Ministro de Turismo da Arábia Saudita, lidera a estratégia turística do novo rosto da Arábia Saudita ao redor do mundo, com várias visitas de trabalho a diferentes pontos da geografia global, incluindo destinos na América Latina. O objetivo é claro: anunciar ao mundo que o país do Oriente Médio é a nova opção para viagens, turismo e investimentos.

Através de diversos megaprojetos, o Reino Saudita está construindo cidades, aeroportos e 600 mil novos quartos de hotel, entre muitas outras ações, com o objetivo de atrair 120 milhões de viajantes até 2030, com um orçamento de 1 trilhão de dólares.

O novo rosto da Arábia Saudita inclui a preservação do Mar Vermelho como uma prioridade sustentável, uma vez que abriga o quarto maior recife de coral do mundo. E como parte dos projetos emblemáticos do Plano Visão 2030 do Reino, está o projeto Neom (uma megacidade de 500 bilhões de dólares, 33 vezes maior que Nova York), cuja primeira fase será inaugurada em 2024 com Sindalah, e que inclui outros projetos como The Line, Trojena e Oxagon, que visam transformar a região no lugar mais futurista do mundo, repleto de cidades hiperconectadas, portos, áreas empresariais, centros de pesquisa, instalações esportivas e destinos turísticos de primeira linha.

Esporte: o imã para o turismo

A estratégia para atrair o turismo inclui um enfoque esportivo. A Arábia Saudita tem como meta contribuir diretamente com 10% do PIB, e para alcançar esse objetivo, estão sendo tomadas medidas como a contratação do jogador Cristiano Ronaldo pelo clube local Al-Nassr, por um valor próximo a 215 milhões de dólares anuais.

Os clubes da Saudi Pro League investiram cerca de 1 bilhão de dólares para atrair jogadores de renome, como Neymar, Karim Benzema e Roberto Firmino. “Graças ao investimento no campo esportivo, o país conseguiu aumentar um ponto percentual do PIB”, revela Gloria Guevara Manzo, Assessora Chefe do Ministro de Turismo da Arábia Saudita.

Ela explica que não apenas estão promovendo o esporte no país, mas também atraindo um maior número de turistas interessados em assistir às partidas. Além disso, o país está implementando um plano de conectividade aérea que expandirá o número de destinos de 99 para mais de 250 até o ano de 2030.

Investimento verde

Ahmed Al-Khataheeb, Ministro de Turismo da Arábia Saudita

A Arábia Saudita tornou-se um exemplo global em sustentabilidade, apesar de historicamente possuir uma das maiores reservas de petróleo do mundo. O país reconhece a importância da agenda verde, da preservação do planeta e da proteção do meio ambiente.

Atualmente, investir na Arábia Saudita significa entrar em um dos destinos de crescimento mais rápido globalmente, oferecendo amplas oportunidades para todos os participantes do setor. É aqui que o turismo se tornou um novo motor de crescimento e desenvolvimento para a economia nacional.

No âmbito do turismo sustentável, o objetivo é tornar o turismo parte da solução para o desafio do cambio climático, o que requer uma forte colaboração entre empresários, viajantes, governos, destinos e organizações internacionais para acelerar ações.

Neste contexto, Ahmed Al-Khateeb, Ministro de Turismo da Arábia Saudita, observou que o mundo tem uma oportunidade histórica para traçar um novo caminho para a indústria do turismo global, focado no desenvolvimento sustentável, na criação de empregos e na resiliência econômica. “A mudança climática é uma preocupação de todos e implica uma grande responsabilidade para a indústria no que diz respeito ao cuidado e à conservação do planeta. O turismo sustentável é a nova face da nossa indústria”.

Hoje em dia, os viajantes preferem escolher destinos que demonstram responsabilidade na preservação do meio ambiente e na proteção das comunidades, ao mesmo tempo que respeitam diversos ecossistemas e optam pelo uso de energias limpas e renováveis.

Nesse sentido, a Arábia Saudita decidiu lançar a iniciativa do Centro Global de Turismo Sustentável (STGC), com o objetivo principal de reduzir a estimativa de contribuição do setor turístico de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa e avançar em direção a emissões líquidas zero.

A mulher no turismo

Gloria Guevara Manzo, ex-Presidente e CEO do WTTC e ex-Secretária de Turismo do México, destacou que a transformação da Arábia Saudita inclui dar maior prioridade às mulheres no setor de viagens e turismo.

O governo saudita está comprometido com os direitos das mulheres, que agora podem dirigir veículos, viajar sozinhas dentro e fora do país e, o mais importante, têm igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, inclusive em cargos de liderança. Não há tolerância para abusos contra as mulheres, não há tolerância para violações e a legislação local prevê penalidades severas.

A Arábia Saudita, com uma extensão territorial de 2 milhões de quilômetros quadrados e uma população de 35 milhões de habitantes, não apenas é a nação de maior crescimento no G20, mas também possui 70% de sua população com 35 anos ou menos, o que representa um dividendo demográfico favorável.

O país está adotando medidas claras e decisivas para garantir a proteção do setor de turismo, que sustenta a vida de 330 milhões de pessoas no futuro. A meta é assegurar que o turismo continue promovendo o crescimento econômico e a criação de empregos, ao mesmo tempo em que contribui para a consecução das metas climáticas estabelecidas nos Acordos de Paris.

A Arábia Saudita está liderando o setor de viagens e turismo com um compromisso sólido com a sustentabilidade e o desenvolvimento desse setor, que desempenha um papel fundamental no progresso do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *