Exclusivo

Parque Bondinho: celebrando um ícone do Rio de Janeiro

A vista mais bonita do Rio de Janeiro a um teleférico de distância

Em meio a um calor recorde no Rio de Janeiro, com a temperatura atingindo uma sensação térmica de 62,3 graus, nossa visita ao Pão de Açúcar foi além de uma simples aventura; foi uma imersão na história e na beleza deste icônico ponto turístico. Acompanhado por colegas jornalistas do México e da Colômbia, todos nós estávamos ansiosos por explorar a cidade em um dia tão marcante.

O Parque Bondinho Pão de Açúcar não é apenas um destino turístico; é um verdadeiro símbolo da grandiosidade e da diversidade do Rio de Janeiro. Recebendo cerca de 1,6 milhão de visitantes anualmente, o parque se destaca como um dos pontos mais populares não só do Brasil, mas também do mundo.

O teleférico do Pão de Açúcar, considerado o mais antigo em funcionamento no mundo, é uma obra-prima da engenharia que proporciona uma experiência única aos visitantes. Desde a Praia Vermelha até o topo, a vista panorâmica é de tirar o fôlego, revelando não apenas a beleza natural das praias e montanhas do Rio, mas também a rica história e cultura que permeiam esta cidade fascinante.

A história do Parque Bondinho Pão de Açúcar remonta a 1912, quando foi inaugurado por Augusto Ferreira Ramos, colocando o Rio de Janeiro no mapa das grandes atrações turísticas mundiais. Desde então, o parque tem sido um orgulho para os cariocas e um ponto de referência imperdível para turistas de todas as partes do mundo.

A modernização do teleférico em 1972, sob a direção do engenheiro Cristóvão Leite de Castro, não apenas trouxe avanços tecnológicos, mas também reafirmou a importância do Pão de Açúcar como uma atração turística de classe mundial. Ao longo dos anos, diversas melhorias foram realizadas para garantir a segurança e o conforto dos visitantes, mantendo ao mesmo tempo a autenticidade e o charme histórico do parque.

Nas Estações Morro da Urca e Pão de Açúcar, os visitantes são recebidos com vistas espetaculares, oportunidades de aprendizado e entretenimento para todas as idades. A fusão harmoniosa entre história e modernidade, entre natureza e cultura, torna cada momento no Pão de Açúcar uma celebração da diversidade e da beleza do Rio de Janeiro.

Além disso, o Parque Bondinho Pão de Açúcar oferece uma variedade de serviços para os visitantes, incluindo lojas, restaurantes e até mesmo voos de helicóptero oferecidos por empresas parceiras. Esta combinação de serviços de qualidade com uma experiência única de turismo faz do Pão de Açúcar um destino imperdível para quem visita o Rio de Janeiro.

Uma visita ao Pão de Açúcar não é apenas um passeio turístico; é uma jornada pela história, pela natureza e pela cultura desta cidade extraordinária. É um testemunho da importância do turismo como meio de promover a compreensão cultural e a apreciação da beleza natural do mundo.

SERVIÇO

Parque Bondinho Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 20h (último embarque às 118h30)
Instagram: @parquebondinho