Eventos

Festival gastronômico em Campos do Jordão celebra o pinhão

Até 28 de maio acontece o 3º Festival Gastronômico do Pinhão em Campos do Jordão

Campos do Jordão, situada na belíssima região da Serra da Mantiqueira, é conhecida por seus hotéis luxuosos, paisagens encantadoras e eventos gastronômicos que atraem turistas o ano todo. Um dos destaques é a Associação Cozinha da Mantiqueira, que reúne os principais bares, restaurantes, chocolaterias, vinícolas e cervejarias artesanais da região. Com 31 associados e 15 anos de história, a associação tem como objetivo oferecer novidades e conquistar os paladares mais exigentes em eventos gastronômicos que acontecem durante todo o ano.

Neste mês de abril, o destaque é o 3º Festival Gastronômico do Pinhão, que acontece até o final de maio e celebra a rica semente da Araucária, árvore símbolo da região. Com pratos inovadores valorizados com o pinhão, o festival é uma ótima oportunidade para experimentar a gastronomia da montanha e valorizar os produtos nativos e desenvolvidos por produtores locais.

O pinhão é um fruto abundante que cai das árvores da região entre abril e junho, e é muito valorizado pelos chefs da Associação Cozinha da Mantiqueira, que preparam deliciosos pratos de truta, cortes de carne premium, pato, massas recheadas, risotos, raclette e javali, todos acompanhados por molhos e acompanhamentos com pinhão. E, claro, não poderiam faltar as sobremesas tentadoras, incluindo um irresistível bolo de pinhão.

Além de celebrar a gastronomia da montanha, o festival também valoriza a atividade dos catadores de pinhão, uma profissão sazonal que gera um aumento de renda expressivo para os moradores locais. Cada pinheiro produz entre 60 e 80 kg de pinhão, que é utilizado tanto nos pratos dos restaurantes quanto vendido diretamente ao turista nas ruas principais.

Livro

Para quem quer levar um pouco da gastronomia da Serra da Mantiqueira para casa, a Associação Cozinha da Mantiqueira lançou o livro “Sabor da Montanha”, com receitas incríveis dos chefs da região. O livro está disponível para venda no site da associação e também na Livraria Cultura.

O Festival Gastronômico do Pinhão é uma ótima opção para quem quer desfrutar do melhor da gastronomia da montanha e curtir as paisagens encantadoras da Serra da Mantiqueira. Localizada a apenas 170 km de São Paulo, Campos do Jordão é um destino ideal para quem busca lazer e diversão durante todo o ano. Não deixe de conferir os participantes do festival no Instagram da associação @cozinha.mantiqueira e planejar sua visita à região.