Gastronomia

Sabores e Cervejas da Mantiqueira em Campos do Jordão: Uma Jornada Gastronômica e Cervejeira Imperdível!

3ª. Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira que segue até 29 de outubro em Campos do Jordão.

Campos do Jordão, uma cidade turística conhecida por sua beleza natural e clima agradável, se transforma em um paraíso para os amantes da gastronomia e cervejas artesanais com a realização da 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira. Este evento emocionante está programado para continuar até o dia 29 de outubro de 2023, organizado pela Associação Cozinha da Mantiqueira, sediada em Campos do Jordão.

A proposta desta temporada é incrivelmente atraente: os principais bares, restaurantes, vinícolas e cervejarias artesanais associadas se unem para apresentar uma harmonização sublime de pratos com uma ampla variedade de cervejas artesanais de alta qualidade, produzidas na região. O evento é uma homenagem à rica gastronomia regional e à próspera cena cervejeira artesanal da Serra da Mantiqueira, promovendo os produtores locais e proporcionando aos visitantes uma experiência enogastronômica verdadeiramente única.

Além das opções gastronômicas, o evento oferece atividades para toda a família. Restaurantes e bares participantes criaram pratos especiais para a temporada, jantares temáticos estão na agenda, e há oportunidades para visitar fábricas de cerveja. Um destaque notável é o Concurso Mestre Cervejeiro de Panela, que celebra a criatividade dos amadores da cerveja, com prêmios oferecidos pelas cervejarias apoiadoras Campos do Jordão, Caras de Malte e Vemaguet67.

Participam 24 bares e restaurantes da Associação Cozinha da Mantiqueira, todos eles criando pratos especiais para a temporada, com sugestões de harmonização com as cervejas artesanais. E para adoçar ainda mais o negócio, os clientes que degustarem esses pratos especiais em restaurantes participantes receberão uma caneca comemorativa do evento.

As cervejarias artesanais regionais, incluindo nomes conhecidos como Baden Baden, Campos do Jordão, Caras de Malte, Gard, Vemaguet, 3 Orelhas de Gonçalves, Colorado e Patagônia, garantem uma experiência de harmonização de dar água na boca.

Se você quiser uma experiência única, não perca a oportunidade de fazer um tour na fábrica Baden Baden com um almoço excepcional no Restaurante Elio Cucina Speciale.

Por fim, o evento culmina com a Festa da Premiação do Concurso Mestre Cervejeiro de Panela na Cervejaria Caras de Malte. Os vencedores não apenas levam para casa prêmios incríveis, mas também desfrutam de hospedagem e jantar na festa de premiação.

Este evento é uma opção incrível para aproveitar os próximos feriados, um fim de semana prolongado ou um bate volta para Campos do Jordão, já que a cidade está a apenas 170km de São Paulo. A visitação ao circuito de Cervejarias Artesanais da Mantiqueira é um destaque em Campos do Jordão durante a Temporada, graças à água pura e cristalina da Serra que contribui para a excelência dos produtos.

Para acompanhar a programação completa da 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira, informações sobre os pratos dos restaurantes, cervejarias e eventos especiais, siga o Instagram @cozinha.mantiqueira. Este evento promete uma experiência inesquecível de sabores e cervejas, então não perca a chance de se deliciar e se divertir!

Explore o Tour na Fábrica Baden Baden e Almoço no Restaurante Elio Cucina Speciale

Restaurante Elio Cucina prepara almoço – um menu em 4 tempos – harmonizado com cervejas da Baden Baden

Uma oportunidade única para os entusiastas de cerveja e gastronomia aguçarem seus sentidos acontecerá durante a 3ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira, com dois eventos idênticos agendados para os dias 30 de setembro e 21 de outubro.

Os participantes terão a chance de mergulhar no mundo da cerveja Baden Baden, uma das mais renomadas do país, e desfrutar de um almoço requintado no elegante Restaurante Elio Cucina Speciale, onde cada prato será cuidadosamente harmonizado com cervejas Baden Baden.

A experiência começa com um tour informativo pela fábrica Baden Baden, permitindo aos visitantes explorar os bastidores da produção dessa cervejaria icônica. A jornada continua a bordo de uma van da cervejaria, que levará os participantes ao Restaurante Elio Cucina para um almoço excepcional. O menu degustação de 4 tempos combina sabores exclusivos com as cervejas Baden Baden, criando uma experiência gastronômica memorável.

O menu inclui:

Entrada: Canapé de salmão defumado e coalhada seca, regado com azeite de ervas e um toque de limão siciliano, harmonizado com a Baden Peach.

Salada: Uma seleção de folhas verdes com alecrim e manjericão, finalizada com azeite aromatizado com ervas de provence e balsâmico de maçã Vom Fass, harmonizada com a Baden Cristal.

Prato Principal: Risotto de arroz carnaroli italiano com queijo brie e camarões, uma combinação deliciosa harmonizada com a Baden Cristal.

Sobremesa: Delicie-se com um Affogato de sorvete de creme, café, licor Baileys e a Baden IPA.

Esta experiência única custa R$300 por pessoa e inclui o tour completo na fábrica Baden Baden, o menu degustação com harmonização de cervejas e água. Vale lembrar que os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente através do link: Tour Baden Almoço Harmonizado.

RESTAURANTES

Alquimia

O restaurante Alquimia que fica dentro do Hotel Serra da Estrela, é especializado em culinária vegana. Sua cozinha é comandada pelo chef Maria Eduarda que para a Temporada sugere o Risoto de Tomate Seco, com rúcula fresca e tomate cereja brulée. Harmonização com cerveja Campos do Jordão Avelã – ($90 – inclui a cerveja). @restaurante_alquimia

Alto da Brasa Brew Kitchen

O belíssimo restaurante Alto da Brasa Brew Kitchen faz parte do temático Parque da Cerveja onde também está a fábrica da Cervejaria Campos do Jordão. A chef e proprietária Michelle Peretti inova com um cardápio especial feito com criações que levam cerveja como ingrediente. O prato da Temporada é o Cupim da Brasa com molho de cerveja Dark Strong Ale e finalizado na parrilla. Acompanha arroz BiroBiro e mandioca cremosa ($249) – serve duas pessoas. Harmonização com acerveja Campos do Jordão Dark Strong Ale ($29). @altodabrasa.

Bella Vista

O bonito restaurante Bella Vista está no Hotel Cris Park e como o próprio nome já diz oferece uma vista privilegiada da cidade e um cardápio internacional. Para a Temporada os chefs Pietro Faulstich e Tadeu de Souza sugerem o prato Risoto de abóbora, copa lombo suíno, glace de porco e couve frita ($119) que harmoniza com a cerveja Campos do Jordão IPA ($38). @bellavistacamposdojordao

Bonanza Grill

Localizado num dos pontos mais altos de Campos do Jordão, o Restaurante Bonanza Grill proporciona uma linda vista das montanhas. Faz parte do grupo Toriba e seu cardápio oferece diversos cortes de carnes na grelha assinados pelo chef Chef
Jeferson da Matta Santos. Especialmente para a Temporada a pedida é o Salmão feito na Parrilla Argentina ao molho Béarneise, acompanhado de batata doce assada e harmonizado com uma cerveja Bitter Gard. ($112 – prato com a cerveja inclusa).@bonanzagrilleparrilla

Bonanza Parrilla

Bonanza Parrila é o mais novo restaurante do grupo Toriba de hotéis e restaurantes e está localizado no Parque Campos do Jordão-Horto Florestal. É especializado em cortes feitos na parrilla argentina e para a Temporada o chef Jeferson da Matta Santos criou o T-Bone grelhado ao molho de chimirruchi e vinagrete, harmonizado com a cerveja Gard Pilsen ($112 – prato com a cerveja inclusa). @bonanzagrilleparrilla

Cantina Nonna Mimi

Com ambiente típico e aconchegante, a Cantina Nonna Mimi é um dos mais tradicionais restaurantes de comida italiana de Campos do Jordão, onde durante o evento será possível apreciar a deliciosa Perna de Cordeiro com legumes ($219), que serve duas pessoas, harmonizada com a Cerveja Patagonia Red Ale – feita com lúpulos patagônicos e framboesas da Mantiqueira. – Long neck ($19,90).
@cantinanonnamimi

Caras de Malte

O restaurante Caras de Malte abriga a Microcervejaria artesanal do mesmo nome. Especializado em grelhados, o chef Lee sugere para a Temporada o prato Chuck Eye Steak Dark beer sauce – Corte do miolo do acém ao molho de cerveja Caras de
Malte Belgian Dark, acompanhado de batata recheada com requeijão e bacon ($128) e harmonizado com a Cerveja Caras de Malte Viena Lager ($29,90).
@carasdemalte

Cine Bistrô

Cine Bistrô é o nome do restaurante do Hotel Estoril. O cardápio e os drinks são inspirados nos maiores sucessos e clássicos do cinema, dentro de um ambiente temático que completa a experiência. O Chef Nicolas Araújo criou para a evento o Salmão em Crosta de Pistache, acompanhado de mousseline de mandioquinha ($84,90), harmonizado com a Cerveja IPA Turbinada Vemaguet – 500ml ($45) ou o chopp IPA Vemaguet de 300ml ($21) ou de 500ml ($25). @cine.bistro

Dona Chica Restaurante e Dona Chica na Horta

O Dona Chica Restaurante fica no belíssimo Parque Estadual de Campos do Jordão- Horto Florestal e o Dona Chica na Horta no bairro dos Mellos também em Campos do Jordão. O chef e proprietário Anderson César Oliveira, que comanda as cozinhas, utiliza ingredientes de produtores da Mantiqueira e produtos colhidos na horta, no conceito do campo à mesa. O prato da Temporada nos dois restaurantes é um delicioso Cupim na brasa com mandioca e vinagrete de pinhão que serve duas
pessoas ($162), harmonizado com cerveja Gard Weizenbock, uma cerveja de trigo forte, frutada e saborosa ($42) @donachicarestaurante e @donachicanahorta

Elio Cucina Speciale

O bonito restaurante Elio Cucina, de culinária italiana, é comandado pela chef Maria Catão, com cardápio contemporâneo, que criou para o evento o prato Risotto ai Gambieri – Risoto de arroz carnaroli italiano com queijo brie e camarões ($145) e a harmonização sugerida é com a Cerveja Baden Witbier ($29). O restaurante também realizará um diferenciado evento na Temporada, nos dias 30/09 e 21/10, que iniciará com um tour na fábrica da Cervejaria Baden Baden e depois será complementado com um almoço no restaurante Elio Cucina (transporte fornecido) para vivenciar a experiência de um menu em 4 tempos harmonizado com cervejas da Baden Baden. (R$300 – valor inclui tour na Cervejaria e menu completo com as cervejas e água). Ingressos serão vendidos exclusivamente pelo site da Baden no link https://ingresse.com/tour-baden-almoco-
harmonizado
. @eliocucina

Esquina do Djalma

O Bar Esquina do Djalma está no boulevard do bairro de Capivari, numa das esquinas mais badaladas de Campos do Jordão. O chef Micael Damasio preparou para o evento o Medalhão de Filé Mignon com molho demi glacê com champignon e
alecrim, acompanhado de risoto de Gorgonzola ($137). A harmonização é com a Cerveja IPL Djalminha Caras de Malte ($35). @esquinadodjalma.

Gard

A Microcervejaria Gard – Fundada em 2015, está na Fazenda Gravatá, dentro do Horto Florestal, cercada de mata nativa e banhada por nascentes de água mineral, rica e abundante. A produção das cervejas é de pequenas quantidades, em sua maioria de receitas clássicas. No local é possível curtir bons petiscos e burgers para acompanha as cervejas. Para a temporada a sugestão é o GORGON BURGER – burger de fraldinha, queijo gorgonzola do Sul de Minas e rúcula, no pão brioche seladinho na manteiga. Para harmonizar, a Cerveja Gard Wolf Saison que possui sabor marcante e aroma frutado. ($65 – burger e cerveja que vai na garrafinha).
@gardcervejaria

La Gália

Localizado numa das ruas principais do bairro de Capivari em Campos do Jordão, o restaurante La Gália tem um cardápio com deliciosas carnes de caça e grelhados. O prato do evento é a Paleta de cordeiro assada ao molho de cerveja escura com
risoto de limão siciliano ($118) prato harmonizado com Cerveja Poção Mágica Doublé IPA La Gália. @lagaliaoficial

Matterhorn

O renomado restaurante e empório Matterhorn de Campos do Jordão, localizado ao lado da Praça Capivari, é especializado em fondues e racletes e preparou um especial prato para o evento, o Medalhão ao Molho de Cerveja de
Pinhão e Funghi com Aligot de Mandioquinha e queijo, harmonizado com a cerveja Campos do Jordão Pinhão ($ 115 – com a cerveja). @matterhorn.emporio

Mercearia Campos

O bar e restaurante Mercearia Campos fica na rua principal do boulevard de Capivari onde tudo acontece. Sugere o Galeto assado com acompanhamento clássico de batatinha dourada, farofa de bacon e molho vinagrete. Harmoniza
com a Cerveja Colorado Ribeirão Lager, uma cerveja leve e bem refrescante.
Serve duas pessoas. ($160- com a cerveja). @merceariacampos

Moringa Mantiqueira

O restaurante Moringa Mantiqueira tem à frente o chef Robison Souza que faz pratos especiais utilizando ingredientes da região. A casa também possui um empório com produtos da Mantiqueira para comprar, entre outros, queijos, cervejas e cachaças. O prato da Temporada é a Costelinha suína ao barbecue de tomate de árvore, fruto típico da Mantiqueira. Acompanha batata rústica, arroz cremoso e feijão tropeiro e de entrada uma tradicional salada de batata. Harmonizada com a cerveja Fazendinha da Cervejaria “Três Orelhas”, estilo Witbier que possui aroma cítrico e de especiarias.
Serve duas pessoas. ($220 – inclusa a cerveja). @moringamantiqueira

Play Pub

Localizado em Capivari, o Play Pub da Cervejaria Campos do Jordão, reúne a linha de cervejas artesanais da marca, que é produzida no Parque da Cerveja. Possui um cardápio de deliciosos pratos e petiscos, entre eles a sugestão para a Temporada, o Medalhão de Mignon ao molho de avelã, com risoto de aspargos ($137) harmonizado com a cerveja Campos do Jordão Avelã ($32,50 – garrafa de 500ml). @playpubcervejacamposdojordao

Tainakan

O restaurante Tainakan é uma das atrações do divertido espaço recreativo Tarundu, que oferece muitas atividades esportivas e de laser para toda as idades. Sugere o prato Costelinha de Porco ao molho Barbecue, assada por 12h, acompanhada de purê de batata cremoso e compota de maçã agridoce Harmonizado com cerveja Campos do Jordão Dunkel ($172 – inclui a cerveja). @tarundu

Vemaguet67

O temático Bar Vemaguet67 foi fundado em 2014 em Campos do Jordão e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet67.  Em 2020 o bar inovou com uma Microcervejaria localizada no centro do bairro de Capivari. Seu cardápio de grelhados combina com os estilos de cervejas produzidos pela marca. Para a Temporada a casa sugere o Joelho de porco à pururuca, temperado com a cerveja Vemaguet Red Ale (Furiosa), acompanhado de dois tipos de salsicha alemã ($190) para duas pessoas e inclui a cerveja Furiosa que harmoniza o prato. @cervejavemaguet67

Villa Gourmet

O elegante e aconchegante restaurante Villa Gourmet, no boulevard de Capivari, tem cardápio internacional com especialidade em fondues, assinado pelo chef Luiz da
Rocha. Os pratos criados para o evento são:
Sorrentino do Campo
Raviolis de espinafre redondos, preparados na casa artesanalmente com farinha
italiana doppio zero, recheados com queijo muçarela de búfala e limão siciliano,
sobre cama de molho pomodoro caseiro com manjericões frescos e queijo
parmesão. ($89). Harmonização: Baden Baden Witbier ($39).
Medalhões ao Fondue
Medalhões de filé mignon grelhados e regados com o tradicional fondue de
queijos suíços, acompanhado de risoto de alho-poró. ($109). Harmonização:
Baden Baden Gold ($39). @villa_gourmetcampos

Villa Montese

O restaurante Villa Montese está localizado em Capivari e tem um cardápio diversificado com influência italiana, criado pelo chef Luiz Rocha, que para a Temporada está sugerindo dois pratos:
. Raviolis de queijo preparados na casa com farinha italiana doppio zero, ao molho pomodoro caseiro, acompanhados de medalhões de filé mignon
grelhados, ao roti com queijo gorgonzola. ($109,00) Harmonização: Baden Baden Cristal ($39).
. Filé Wellington- Clássico filé mignon com duxelles de cogumelos, mostarda e bacon, envolto em massa folhada e assado, acompanhado de risoto de alho-poró preparado com arroz arborio italiano. ($139). Harmonização: Baden Baden Gold ($39). @villamontese

Vinícola Villa Santa Maria

Encravada na Serra da Mantiqueira a Vinícola Villa Santa Maria é um complexo enogastronômico inovador que oferece degustação dos vinhos autorais, passeio por vinhedos, restaurante, amplos espaços para convivência e apreciação da natureza e lazer. Para o evento o chef Roque Neto sugere um menu de 4 tempos com opção de harmonização de cerveja. Entre os pratos principais do menu está o Tortelloni alla quatro formaggi al pomodoro fresco acompanhado da Winebeer, uma parceria da Vinícola Villa Santa Maria e a cervejaria Campos do Jordão. Menu ($250) e harmonizado ($330). @vinicolavillasantamaria