Destinos

Chile: Turismo de experiência no Vale de Limarí, Coquimbo

Em Corral Cuna del Sol, uma iniciativa de turismo rural dedicada à domesticação racional de cavalos. Fotos: Miguel Ledhesma

No meio da vasta paisagem que se estende no Vale de Limarí, na região de Coquimbo, Chile, encontra-se um recanto cheio de oportunidades para explorar a natureza e a cultura desta região. Os viajantes têm a oportunidade de mergulhar na autenticidade de Limarí, descobrindo sua história, seu povo e sua beleza natural, em uma experiência que enriquece o corpo e a alma.

A aventura pode começar na comuna de Ovalle, na Reserva Ecológica Cerro Grande da comunidade de Peña Blanca, onde é possível apreciar as experiências de turismo comunitário relacionadas aos “Atrapanieblas”, artefatos usados para coletar a água do ambiente, que posteriormente permite à comunidade local aprimorar sua gastronomia, comercializar a água e desenvolver, por exemplo, cerveja. Este espaço com “Atrapanieblas” foi criado em 2005 e abrange 106 hectares que também são usados para proteger a fauna e a flora do local.

A exploração da Cordilheira dos Andes deve ser uma parada obrigatória. Partindo da localidade de Tulahuén, na comuna de Monte Patria, os viajantes podem começar visitando o Santuário da Natureza Río Sasso. Após um café da manhã em um abrigo de pastores, a jornada continua por três horas em um veículo 4×4 através de uma antiga rota de transumância, observando paisagens únicas. Além disso, uma caminhada de uma hora leva os visitantes ao marco que divide o Chile e a Argentina, uma experiência que oferece uma vista panorâmica impressionante da região.

Um almoço campestre ao ar livre permite aos turistas desfrutar da natureza em todo o seu esplendor, antes de descer de bicicleta por uma hora, percorrendo as paisagens da cordilheira.

Outra experiência imperdível ocorre em Monte Patria, na localidade de Chañaral de Caren, com a Corral Cuna del Sol, uma iniciativa de turismo rural dedicada à domesticação racional de cavalos. Marcela Iriarte e Claudio Aralla são um casal de diaguitas que, em noites de lua cheia, domesticam os cavalos com música de harpa.

A região de Coquimbo é mundialmente conhecida por seus céus limpos e vistas privilegiadas de seus céus noturnos, mas a comuna de Combarbalá supera todas as expectativas. A noite traz uma experiência única no sítio arqueológico Rincón Las Chilcas. Os visitantes podem apreciar os petroglifos pintados em rochas pelos antigos povos originários e aprender sobre a relação das antigas civilizações com o cosmos, observando o céu estrelado.

O Vale de Limarí, em Coquimbo, Chile, oferece aos viajantes uma oportunidade excepcional para explorar a riqueza da natureza e da cultura da região. Desde a coleta de névoa em Peña Blanca até a aventura na Cordilheira dos Andes e as experiências de turismo responsável em Chañaral de Caren e Combarbalá, esta viagem é um testemunho da diversidade e autenticidade que o Chile tem a oferecer. O Vale de Limarí aguarda aqueles que buscam experiências autênticas em um ambiente natural incomparável.

Fique atento:

  • Tenha roupas térmicas adequadas em épocas frias.
  • O calçado deve ser apropriado para a montanha.
  • É recomendável que os turistas se aclimatem gradualmente às altitudes.
  • Leve água e lanches, pois as distâncias podem ser longas em algumas ocasiões.
  • Saque dinheiro na cidade antes de iniciar o passeio.
  • A região está se desenvolvendo gradualmente, por isso pode acontecer de não haver banheiros em todos os lugares.