Exclusivo

República Dominicana foi palco do 12º Congresso da OMPT

Comunicação Empática foi o mote do 12º Congresso de Jornalismo de Turismo da OMPT

Com uma excelente convocação e magníficas conferências, a República Dominicana recebeu o 12º Congresso Internacional de Jornalismo de Turismo, organizado anualmente pela Organização Mundial de Jornalismo de Turismo (OMPT). Este evento teve como tema central a “Comunicação Empática e Efetiva no Turismo” e foi realizado em 6 de junho, pela manhã, no Centro Cultural Indotel, em Santo Domingo.

“Este congresso tem sido uma excelente oportunidade para reconhecer a importância do jornalismo turístico e como as informações devem ser tratadas com ética profissional e credibilidade do comunicador”, afirmou Salvador Batista, diretor geral para a República Dominicana.

As primeiras conferências foram ministradas por Raúl Baz, com sua palestra “Comunicação empática e efetiva”, e pela especialista em marketing de conteúdo, Viena Divaluna, com a apresentação “Imediatismo: Quando é um furo de reportagem? Quando é desinformação?”

O painel “Experiência do país no enfrentamento de crises pelo jornalismo turístico” foi moderado por Maribel Hernández, especialista em gerenciamento de crises e comunicação estratégica, e contou com a participação dos comunicadores Maye Padilla do México, Hernán Couste da Argentina, Leonel Espinoza Flores de Honduras e Amelia Reyes Mora da República Dominicana.

“Considero de suma importância convidar meus colegas jornalistas turísticos a apresentarem informações sobre seu trabalho a partir da consciência social e não apenas do interesse pelo turismo”, confessou Padilla. Por sua vez, Couste esclareceu: “Tive a oportunidade de compartilhar alguns casos de crises enfrentadas pelo jornalismo e pela comunicação, enfatizando que quando as pessoas procuram informações sobre um país, é muito provável que leiam notícias do jornalismo turístico. Daí o compromisso com informações de qualidade em relação à construção das marcas de destino”.

Espinoza Flores acrescentou: “Nós, jornalistas turísticos, temos uma responsabilidade com nossos países na divulgação de informações, pois uma notícia sensacionalista pode levar à destruição de um destino turístico”.

Após as conferências, o diretor fundador da OMJT, Miguel Ledhesma, contou “A história por trás da história da Organização Mundial de Jornalismo Turístico” e procedeu à assinatura de um acordo com a Universidade de La Serena e à Declaração do Dia Mundial da Solidariedade Digital, juntamente com a Associação Dominicana de Imprensa Turística e a Sociedade Dominicana de Mídias Digitais, entre outros.

Mayra De Peña, diretora da OMJT para a República Dominicana, expressou: “Considero este evento uma oportunidade com um conteúdo atual, com palestras direcionadas para melhorar a expertise de jornalistas e comunicadores em diversas áreas, e com palestrantes qualificados, todos eles. Boa organização, o que demonstra que a OMJT continua se consolidando e se projetando como uma instituição com objetivos claros e, acima de tudo, com muita visão. A declaração do Dia Mundial da Solidariedade Digital é um passo estratégico que fortalece o objetivo de solidificar o lugar da OMJT no mapa global.

Organização

O congresso contou com o apoio de importantes entidades ligadas ao setor turístico nacional, como a Associação Dominicana de Imprensa Turística (ADOMPRETUR), a Associação de Hotéis de Santo Domingo, a Prefeitura do Distrito Nacional, o Banreservas, o Café Santo Domingo, a Cap Cana, o Consórcio Energético Punta Cana – Macao, S.A (CEPM), o Cluster Santiago Destino Turístico, a Gelen Gil produções, o Homewood Suites by Hilton Santo Domingo, o Indotel, as Indústrias San Miguel, o Lopesan Hotels Group, o Ministério do Turismo, o Occidental Caribe, o Ron Barceló, entre outros.

Foi uma experiência enriquecedora para todos os participantes, com momentos de aprendizado, reflexão e troca de ideias. O congresso destacou a importância do jornalismo turístico como uma ferramenta fundamental para promover destinos, transmitir informações relevantes e construir a reputação de um lugar.

Além das conferências, os participantes puderam desfrutar da maravilhosa hospitalidade dominicana, com seus belos cenários, praias paradisíacas e rica cultura. A República Dominicana mais uma vez se mostrou como um destino turístico imperdível, cheio de encantos e experiências incríveis.

Esse congresso foi mais um passo na consolidação do turismo na República Dominicana, reforçando o compromisso do país em promover o jornalismo turístico de qualidade e fortalecer sua indústria do turismo. Comunicação, informação e turismo se uniram em um evento de sucesso, impulsionando o desenvolvimento e a divulgação desse setor tão importante para a economia e a cultura dominicana.

Se você é apaixonado por turismo e deseja estar sempre atualizado sobre as últimas tendências e informações do setor, fique atento aos próximos eventos promovidos pela OMJT. São oportunidades únicas de aprendizado, networking e descoberta de novos destinos e experiências. Prepare-se para se encantar e se inspirar em futuros congressos que prometem ser ainda mais surpreendentes.

Jornalistas anfitriões dão as boas-vindas aos membros da OMPT