Destinos

Covid-19: Quanto tempo levará para os países recuperarem o turismo?

Isolamento, preconceito e economia em colapso farão com que o turismo não se recupere de um dia para o outro

Texto: Miguel Ledhesma

A Organização Mundial de Turismo sustenta que o setor começará a se reativar após três meses do primeiro caso de coronavírus em cada país; no entanto, a realidade é muito mais complexa e é possível pensar que somente em 2021 o turismo volte ao normal. O turismo não será reativado da noite para o dia ou em três meses, pois vários aspectos devem ser levados em consideração:

  • Chinofobia: embora a China, um dos principais mercados, seja o primeiro país a voltar à normalidade, isso não significa que os outros países possam começar imediatamente a receber turistas chineses, principalmente por dois motivos: as fronteiras de muitos países permanecerão fechadas e o preconceito e o medo de muitas pessoas com os chineses, infelizmente, permanecerá latente.
  • Luto: aqueles que ainda não perderam um ente querido devido ao coronavírus ainda não estão muito conscientes do luto mundial que encontraremos neste ano. Quem sentirá vontade de viajar se tiver um ente querido falecido?
  • Temperatura: no hemisfério sul, estamos entrando em um período de baixas temperaturas, o que facilita a transmissão desse tipo de doença, um cenário muito diferente daquele que começa a viver o hemisfério norte, cujas temperaturas mais altas ajudarão na mitigação do vírus.
  • Recomeçar: muitas empresas terão que retomar pouco a pouco, será como recomeçar. Portanto, terão poucos funcionários e os dispensarão, ou manterão grande parte de sua fábrica em espera.
  • Dinheiro: não apenas os países encontram suas economias em colapso. A maioria dos cidadãos hoje encontra suas economias em crise, por isso será um ano em que as prioridades de muitas pessoas estarão mudando. Quem poderá viajar se não tiver o dinheiro para fazer isso?
O que cada um pode fazer do seu lugar?
  • Diversificar: A realidade, mais do que nunca, está nos mostrando que não podemos viver só do turismo. Como países e como pessoas, devemos pensar em procurar outras opções econômicas. Dedicamo-nos ao turismo, mas, ao mesmo tempo, teremos que ter outro tipo de atividade que possa gerar renda.
  • Aproveite a tecnologia: a tecnologia deve ser nossa aliada e por várias razões. Primeiro, porque precisamos aproveitar o tempo de quarentena para continuar aprendendo e, para isso, existe uma grande variedade de cursos gratuitos. Em segundo lugar, porque no turismo virtual podemos encontrar uma grande variedade de opções que podem até ser lucrativas para os nossos negócios. Terceiro, porque, se ainda não o fizemos, devemos começar a oferecer e comercializar nossos produtos ou serviços pela Internet.
  • Trabalho em equipe: Os seres humanos nunca foram capazes de realizar grandes coisas ou superar uma crise sozinhos. Esse cenário complexo nos mostra que é necessário começar a aprender a trabalhar em equipe e que é urgente começar o trabalho em rede com outras pessoas. E a tecnologia pode facilitar compartilhar, debate e acordar soluções.
  • Seja criativo: pensar além da lógica e do comum pode nos aproximar de possíveis soluções. Não tenhamos medo de tentar algo diferente ou pensar em idéias que possam parecer loucas. Existem diferentes técnicas que podem nos ajudar a sermos criativos, é o momento de colocá-las em ação e pensar além do normal.
  • Aposte no turismo local: teremos que apostar no turismo local, porque, por razões econômicas, medo ou fechamento de fronteiras, as pessoas vão demorar para viajar para outros países; e, por outro lado, porque grande parte da população procurará visitar locais rurais ou naturais para evitar aglomerações.
Acesse conteúdo original em periodismoturistico.org