Serviços

Aplicativo mede bagagens de mão de acordo com nova fiscalização

Nova regra relativa ao tamanho da bagagem de mão, que não pode exceder 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade, já está em vigor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde abril, o tamanho da bagagem de mão passa a ser fiscalizado nos aeroportos. Após um período de duas semanas de adaptação, viajantes poderão ser encaminhados para o balcão das companhias para despachar suas malas, podendo ser cobrados pelo valor da bagagem.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as medidas da bagagem de mão são 55 centímetros (cm) de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade e foram padronizadas pelas empresas para melhor acomodação, conforto e segurança. Agora, as malas despachadas podem ter cobrança extra. Os valores variam de acordo com a companhia aérea e partem de R$ 59.

 

Aplicativo

Desde outubro, o KAYAK, tem em seu aplicativo para iOS uma ferramenta para medir bagagens em realidade aumentada. Há um mês, a funcionalidade chegou também para os usuários de Android, com o objetivo de ajudar ainda mais viajantes a reconhecerem se suas malas caberão no bagageiro da companhia, evitando gastos extras.

Para medir sua bagagem de mão, abra uma pesquisa de voos no aplicativo do KAYAK e clique em “Nova ferramenta de medição de bagagem”. O aplicativo pedirá que você escaneie o chão (o que ajuda a calibrar a medição) e deslize sua câmera pela mala para registrar o tamanho dela. A partir daí o app faz a matemática, dando as medidas exatas (comprimento, largura e altura) da bagagem, para que você saiba se pode levá-la como bagagem de mão ou se ela precisará ser despachada. A ferramenta compara políticas de precificação de bagagem de todas as companhias aéreas parceiras do KAYAK em um único lugar.

Confira a demonstração do aplicativo no vídeo.