Exclusivo

São Sebastião recebe XI Congresso Internacional de Jornalistas de Turismo

Ziomar Santos (OMPT Brasil), Fernanda Chiavone (diretora publicidade da secretaria do Estado de São Paulo), prefeito Felipe Augusto (São Sebastião), secretário de turismo Vinicius Lummertz (Estado de São Paulo), Niuara Tedesco (secretária adjunta de Turismo de São Sebastião), Miguel Ledhesma (fundador OMPT) e Izela Noriega (OMPT Panamá) Fotos: JC Curtis

A prefeitura de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Turismo, a Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT) e o Programa Viaje Por Aí realizaram a abertura do XI Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, na manhã do dia 16 de agosto, no Teatro Municipal.

São Sebastião foi sede do evento pela primeira vez e teve a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que destacou a importância da cidade na rota turística do Estado de São Paulo.

“São Sebastião é um lugar para chamar os turistas do mundo inteiro, mas antes, precisamos chamar os jornalistas, a mídia, esses especialistas venderão esse destino para o todos. O ‘North Shore Paulista’ foi internacionalizado com esse encontro e começamos o marketing desse produto que será um sucesso”, explicou o secretário.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), enfatizou a fala do secretário, parabenizando a organização e a presença dos jornalistas internacionais no evento “Seguimos trabalhando para destacar o potencial turístico da nossa cidade que é grandioso em larga escala. São Sebastião tem opções vastas desde o turismo esportivo até o de passeio, o empenho do Estado em unir forças com o nosso município só fomentará a qualidade do turismo e nos trará benefícios através da melhoria de infraestrutura e com geração de empregos”, disse o prefeito.

O evento abordou o tema  Marca Turística como valor agregado da comunicação. Apresentaram-se Maye Padilla, Israel Urbina (Mexico); Daisy Sanchez, Kevin Casanova e Steven Mendez (Colômbia); Hernán Couste, Hernan Mazza Martins, Silvia Rivas e Miguel Ledhesma (Argentina); Bruno Wendling, Diretor Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Brasil),  Fábio Pontes, Secretário de Turismo de Brotas (SP); Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, e a participação especial do Secretário de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

O encontro teve cerca de 35 jornalistas da Argentina, Paraguai, México, Colômbia, Panamá, República Dominicana e Brasil, além de outras 200 pessoas ligadas ao setor de comunicação. Os profissionais chegaram no município no dia 15 e permaneceram até o dia 19 de agosto.

A SETUR e o COMTUR promoveram uma press trip que incluiu: visitas aos atrativos turísticos, praias, artesanato e culinária local, a fim de divulgarem em seus veículos de informação, dando mais visibilidade ao turismo sebastianense.

Pandemia

Em 2019, o Congresso aconteceu na capital paulista e os jornalistas fizeram a press trip no município de São Sebastião. Depois disso veio a oportunidade de sediar encontro, que aconteceria em 2020 mas foi cancelado devido à pandemia.

Cobertura na TV

Acompanhe também a cobertura do congresso na Rede NGT de Televisão no link.