Arquivo

Covid-19: organização de jornalismo turístico dá orientações a viajantes

Quando voltar a viajar, não abandone os hábitos de segurança e saúde que o coronavírus nos ensinou

 

O Covid-19 mergulhou fornecedores e consumidores de turismo numa crise jamais vista! Todos os planos de viagens foram cancelados ou adiados para sabe-se lá quando. Enquanto um terço da população do planeta seguem em quarentena e países fecham suas fronteiras, os aficionados por viagem se veem obrigados a lidar com seus planos frustrados, remarcar pacotes fechados anteriormente e adiar o sonho de conhecer novos destinos. Neste cenário, a Organização Mundial de Jornalistas Turísticos preparou uma série de recomendações e propostas para profissionais de turismo, imprensa especializada e viajantes. 

“A crise é frequentemente vista como uma circunstância negativa que só chega para nos causar problemas; e, pelo contrário, a crise é apenas uma oportunidade de mudança e evolução. É verdade que ele explode nossa vida cotidiana e nos desestabiliza, mas são situações necessárias que devemos passar para nos tornarmos pessoas melhores, melhores empresas, melhores organizações, melhores governos e melhores destinos turísticos”, afirma MIguel Ledhesma, secretário geral da Organização Mundial de Jornalismo Turístico.

Conheça as recomendações da organização para os turistas:

 

Sustentabilidade

Agora, mais do que nunca, tente aprender sobre a importância de cuidar e não sobrecarregar os recursos e atrações que os destinos oferecem. O planeta merece todo o nosso respeito.

 

Saúde

Quando voltar a viajar, não abandone as medidas de segurança e saúde que aprendemos com o coronavírus: mantenha o distanciamento social, use máscara, lave as mãos, etc.

 

Informação

Confirme todas as informações que chegam até você. Não somente há muitas fake news, mas há muita publicidade enganosa sobre a realidade do turismo, já que que “influenciadores” são pagos para sobredimensionar os atributos de um destino ou empresa. Entre em contato com jornalistas de turismo informados e críticos.

 

Agências de viagens

Escolha uma agência de viagens para ser sua agência de confiança. Estabeleça um vínculo que permita que você procure a ajuda deles quando tiver um problema nas suas próximas viagens. Já vimos que quando o serviço é contratado através de uma plataforma online, remarcações e cancelamentos podem render muita dor de cabeça.

 

Resiliência

Aproveite esse tempo para planejar a melhor viagem da sua vida. Escreva uma planilha com os destinos desejados, número de dias, possíveis passeios, gastronomia, tipo de acomodação, formas e tempo de financiamento, agência com a qual contratará serviços, etc. Não se esqueça de detalhar também as medidas de segurança, saúde e comportamento geral que você levará em conta nessa viagem. Depois disso, todos nós poderemos realizar a melhor viagem de nossas vidas.

 

O documento original em espanhol traz ainda recomendações para profissionais e empresários de turismo, além de orientações para jornalistas de turismo, e pode ser acessado neste link.