Eventos

9º Congresso Internacional de Jornalistas Turísticos deixa sua marca em São Paulo e no mundo

Manuela Vizentín, Miguel Ledhesma, Gustavo Torres e Eliane de Souza

O papel das mulheres no turismo foi revalorizado durante o 9º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo, realizado no sábado, 30 de março, na Universidade Fecap, em São Paulo.

Durante a abertura, o governo de Hidalgo, no México, apresentou o Seminário Internacional de Jornalismo Turístico e a terceira edição do Prêmio Passaporte Aberto, ambos serem realizados durante a última semana de outubro de 2019. Omar Fayad, governador do Estado, convidou todos presente a conhecer o destino: “Venha ver o nosso belo Estado, maravilhe-se com as nossas paisagens turísticas únicas no mundo como prismas basálticos, divirta-se no mundo do futebol e no Hall of Fame FIFA”, entre outras atrações que distinguem este Povoado Mágico do México.

Manuela Vizentin, representando a FECAP, agradeceu todos os presentes. Por sua vez, Miguel Ledhesma, diretor geral da Organización Mundial de Periodismo Turístico, e Eliane de Souza, diretora da organização no Brasil e apresentadora do Programa Viaje Por Aí, concordaram sobre a importância do trabalho em equipe entre jornalistas e profissionais de turismo.

Desta forma, as conferências deram sequência. Miguel Ledhesma quebrou o gelo perguntando aos presentes uma pergunta que seria retórica: o turismo é machista? As conclusões levaram à compreensão de que as mulheres são maioria no turismo, mas são os homens que ocupam posições de liderança e que as mulheres recebem em muitos casos um salário mais baixo. Além disso, entendeu-se quantas campanhas de turismo e capas de revistas codificam mulheres para promover um destino.

Eliane de Souza apresentou “As mulheres viajantes nos países de cultura árabe” para desmistificar e confirmar as percepções que existem acerca de países islâmicos e seu vínculo com as mulheres: “Temos de ir e fazer reportagens sobre o que está acontecendo nesses países para monitorar e para dar a conhecer essas realidades “. O jornalista turístico chileno Cristian Carvajal, apresentou alguns casos em que a mulher lidera, como o Centro Gastronômico de San Pedro Caleta e também reavaliou o papel da mulher original no turismo.

A turismóloga e termalista Jussara Marrichi apresentou sua própria história de vida para ilustrar o quão difícil pode ser para uma mulher realizar um projeto no mundo do turismo, mas como é gratificante quando persiste e atinge ideias concretas e sonhos.

A editora de turismo do Diário do Grande ABC, Soraia de Abreu Pedrozo, apresentou o seminário “Guerreiras Cubanas” e suas reportagens realizadas em suas visitas a Cuba para mostrar o que significa ser uma mulher em um sistema socialista que as vezes é fictício. Miriam Moreno, editora da revista Viajeros no Paraguai, referiu-se à sensibilidade das mulheres no turismo e sua importância como empreendedora, comunicadora e consumidora dentro do setor.

Gabriel Lucero, jornalista da ITurismo, reavaliou o papel das mulheres como empreendedoras e a importância do acesso das mulheres à tecnologia. A última conferência foi dada por Avelina Vizcaychipi, uma profissional do turismo argentino que destacou a evolução das mulheres em Missiones e suas contribuições para o turismo.

Finalmente, o público foi convidado a participar do 10º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo, que será realizado em Lima, Peru, de 24 a 29 de julho, sob o tema turismo gastronômico.

O 9º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais do Turismo contou com apoio do GRU Convention Bureau, Prefeitura de São Sebastião, FECAP, Bananina Bala de Banana, San Raphael Hotel, WZ Hotel, Hotel Sables Guarulhos, Quality São Caetano, Gama Tour, Ramada Encore Tiradentes e Taverna Medieval.